Núcleo de Segurança do Paciente

O Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Bom Samaritano  é o responsável por elaborar e implementar o Plano de Segurança do Paciente no Hospital, seguindo a RDC 36/2013, a qual institui Ações Para a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. A implantação do PSP visa reduzir a probabilidade de ocorrência de EAs – Eventos Adversos resultantes da exposição aos cuidados em saúde, devendo ser focado na melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde e na disseminação sistemática da cultura de segurança.


Objetivos do Núcleo de Segurança do Paciente


✓Identificar e estabelecer os riscos assistenciais associados aos processos de trabalho no Hospital Bom Samaritano;
✓ Realizar o processo de gestão dos riscos identificados;
✓ Investigar os Eventos Adversos Moderados e Graves;
✓ Divulgar os dados dos eventos adversos investigados à equipe envolvida e apresentar as oportunidades de melhorias;
✓ Assessorar as equipes na construção dos Planos de Ação para prevenção de recorrência de eventos similares;
✓ Promover e dar suporte à educação continuada em segurança do paciente;
✓ Integrar suas atividades a outras comissões que também gerenciam agravos relacionados à assistência à saúde;
✓ Promover a melhoria de resultados através das análises das ocorrências dos diversos tipos de incidentes: circunstâncias notificáveis com grande potencial para danos, incidentes e eventos adversos, a fim de oportunizar a revisão de processos e metodologias sistematizadas que garantam a segurança em diferentes âmbitos;
✓ Promover cultura de segurança, implementar ações de controle dos riscos bem como monitorá-los, atenuando e minimizando suas consequências com maximização dos resultados.


MEMBROS


✓ Samilly  Maria Lima Januth - Gerente da Qualidade e Presidente do NSP
✓ Flávia Linhares - Gerente Assistencial
✓ Rinara Ribeiro- Gerente Farmácia
✓ Patrícia Lopes  - Enfermeira NSP - Responsável por gerenciar as notificações
✓ Taiane da Silva Gomes - Enfermeira SCIH
✓ Carolina Lordes Lage - Gerente Nutrição
✓ Jordana Chaves Matos - Enfermeira
✓ Taynara Lopes - Enfermeira Horizontal
✓ Maryana Mello - Enfermeira RT Enfermagem
✓ Mariana Rayna - Enfermeira Horizontal
✓ Alzira Kalil - Enfermeira - Coordenação CEC
✓ Layane Gonçalves Costa - Enfermeira Hotelaria
✓ Juliana Barros- Coordenadora Ambulatório
✓ Arlesiene Nunes Mendes - Coordenação Recepção
✓ Luciane Maria Souza Cunha Menenguci - Enfermeira Coordenadora Nefrologia
✓ Sidineia dos Santos Gonçalves Mendes - Enfermeira do NEO
✓ Bárbara Mendes - Enfermeira Coordenadora UTI
✓ Sergio de Azevedo Naves - Médico Cardiologista
✓ Frankfort Bicalho Júnior - Médico
✓ João Douglas Nico Médico - Cirurgião

 
Incidentes e Eventos


                                                         Incidente
   Evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente.


Near - Miss
É um incidente que, por algum motivo, planejado ou pelo acaso, foi interceptado antes de atingir o paciente e poderia, ou não, causar danos. É o “quase evento”, ou “quase erro”.


Circunstância de Risco
É um perigo, um agente ou ação com potencial para causar dano, mas o incidente não ocorreu.


Evento Adverso

                            Incidente que resulta em dano ao paciente.

 
Notificação de Incidente e Evento 


Quem pode notificar?

Qualquer profissional que presenciou um incidente deve notificá-lo para o Núcleo de Segurança do Paciente, a notificação pode ser realizada de forma anônima e não possui caráter punitivo.
 
Notifique Aqui