NSP - Núcleo de Segurança do Paciente

O Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Bom Samaritano é o responsável por elaborar e implementar o Plano de Segurança do Paciente no Hospital, seguindo a RDC 36/2013, a qual institui Ações Para a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. A implantação do PSP visa reduzir a probabilidade de ocorrência de EAs – Eventos Adversos resultantes da exposição aos cuidados em saúde, devendo ser focado na melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde e na disseminação sistemática da cultura de segurança.

Objetivos do Núcleo de Segurança do Paciente

✓Identificar e estabelecer os riscos assistenciais associados aos processos de trabalho no Hospital Bom Samaritano;

✓ Realizar o processo de gestão dos riscos identificados;

✓ Investigar os Eventos Adversos Moderados e Graves;

✓ Divulgar os dados dos eventos adversos investigados à equipe envolvida e apresentar as oportunidades de melhorias;

✓ Assessorar as equipes na construção dos Planos de Ação para prevenção de recorrência de eventos similares;

✓ Promover e dar suporte à educação continuada em segurança do paciente;

✓ Integrar suas atividades a outras comissões que também gerenciam agravos relacionados à assistência à saúde;

✓ Promover a melhoria de resultados através das análises das ocorrências dos diversos tipos de incidentes: circunstâncias notificáveis com grande potencial para danos, incidentes e eventos adversos, a fim de oportunizar a revisão de processos e metodologias sistematizadas que garantam a segurança em diferentes âmbitos;

✓ Promover cultura de segurança, implementar ações de controle dos riscos bem como monitorá-los, atenuando e minimizando suas consequências com maximização dos resultados.

Membros

  • Presidente: Ranniery Sígridy Aparecida dos Santos Expedito;
  • Vogal: Samilly Maria Lima Januth;
  • Relator: Rinara Ribeiro da Silva;
  • Membros: Luciane Maria Souza Cunha Menenguci; Luciana Roberta Ferreira; Carolina Lordes Lage Batista; Bárbara Mendes dos Santos; João Douglas Nico; Jordana Chaves Matos; Débora dos Santos Mafra, Taynara Lopes Moura; Arlesiene Nunes Mendes; Jessyca Hellen Faria da Silva, Márcia Leydiane Cordeiro, Carolina Martins Schneider, Camila Correia Simbera Soriano, Lourena Cardoso Madeira, Mariana Raynar da Silva Santana, Wanessa Neiva Viana, Patrícia Pego de Miranda, Drielly Alves Faria de Souza, Smirna Gonçalves Pereira Rodrigues.

Incidentes e Eventos

Incidente
Evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente.

Near – Miss
É um incidente que, por algum motivo, planejado ou pelo acaso, foi interceptado antes de atingir o paciente e poderia, ou não, causar danos. É o “quase evento”, ou “quase erro”.

Circunstância de Risco
É um perigo, um agente ou ação com potencial para causar dano, mas o incidente não ocorreu.

Evento Adverso
Incidente que resulta em dano ao paciente.

Notificação de Incidente e Evento

Quem pode notificar?

Qualquer profissional que presenciou um incidente deve notificá-lo para o Núcleo de Segurança do Paciente, a notificação pode ser realizada de forma anônima e não possui caráter punitivo.